Para o tratamento de uma ferida é fundamental o uso de um curativo adequado. Segue abaixo um resumo dos principais tipos de curativos existentes no mercado.

Curativo de Hidrogel

CURATIVO DE HIDROGEL

Este curativo cria um meio úmido ideal para úlceras secas e necróticas, promove um desbridamento autolítico sendo composto de água, carboximetilcelulose e propilenoglicol.

CURATIVO DE ESPUMA

No mercado existem um grande número de marcas, com grande variação entre as mesmas. São compostos por placas de hidropolímeros, cobertas de filmes e bordas adesivas.Possuem a capacidade manter a umidade, absorvendo o excesso de exsudato.
A espuma pode ser associada com prata que possui ação bacteriostática, ou ainda ser associada a um agente anti-inflamatório, como o ibuprofeno, sendo um indicação adequada para úlcera dolorosas.

Curativo de Espuma
Curativo Carvão ativado e Prata

CURATIVO CARVÃO ATIVADO E PRATA

É formado por envelopes de um não tecido poroso contendo carvão ativado e prata. Possui grande capacidade de absorção de exsudato e odores, sendo indicado para lesões fétidas.

Dever ser trocado a cada 48 horas, e quando existe uma grande quantidade de exsudato deve ser trocado com uma maior freqüência. Não é aconselhado cortar o curativo, pois nessa situação poderá ocorrer a intoxicação por parte do paciente.

CURATIVO DE FILMES TRANSPARENTES

Se apresentam como uma fina película de poliuretano adesivo que permite as trocas gasosas e a evaporação de água, sendo impermeável a líquidos e bactérias.

São indicados para a proteção da pele íntegra, fixação cateteres, curativos secundários.

Curativo de Filmes Transplarentes

É formado por duas camadas- A camada externa é formada por uma espuma de poliuretano que possui ação oclusiva e de proteção mecânica. A face interna é formada por gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica.

A sua presença cria um meio úmido que favorece a cicatrização. Deve ser usado em feridas com pouca secreção, ou ainda em proeminências ósseas para prevenir o aparecimento de úlceras de pressão (escaras).

Curativo de Filmes Transplarentes2
Curativo de Gaze com petrolatum

CURATIVO DE GAZE COM PETROLATUM

Corresponde a uma malha de acetato de celulose embebida com emulsão de petrolatum ou parafina. Possui a capacidade de permitir a passagem do exsudato para o curativo secundário e ainda é não- aderente, o que permite sua remoção de maneira indolor sem traumatizar a ferida.

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS (AGE)

Correspondem a uma classe de óleo vegetal formado por ácido linoléico, ácido caprílico, ácido cáprico, vitamina A,E e lecitina de soja.

O ácido linoléico é importante para a manutenção da integridade das membranas das células, enquanto a lecitina possui ação hidratante e auxilia a restauração da pele. A vitamina E é antioxidante, protegendo a membrana celular contra radicais livres, e a vitamina A participa como importante cofator na cicatrização.

Ácidos Graxos Essenciais (AGE)
Papaína

PAPAÍNA

É extraído do látex do mamoeiro, e consiste em um complexo enzimático que possui ação proteolítica, agindo como desbridamento químico.Além disso, possui atividade bactericida e anti-inflamatória.

CURATIVO DE ALGINATO

Corresponde a um curativo composto por tecido formado por fibras de algas marinhas marrons , rico em ácido gulurômico e manurômico, com fibras embebidas em íons de sódio e cálcio.

A interação desses íons com o sangue da ferida e o exsudato promove uma reação que induz a hemostasia rapidamente, alem disso a medida que ocorre a reação, a fibra se transforma em um gel suave não aderente a ferida.

Porém, a característica mais marcante dos alginatos é a imensa capacidade de absorção de exsudato, podendo absorver 20 vezes seu peso em fluídos de ferida.

Deve ser trocado no máximo a cada 24 horas.

Curativo de Alginato

Start typing and press Enter to search